MENU
Super Mario no Brasil é assaltado

Super Mario no Brasil é assaltado

Rockstar libera novas fotos do GTA V | Veja!

Stop Motion: a técnica da ilusão

pingu-stop-motion
Alguém ai lembra do Pingu? Aquele pinguinzinho, feito de massa de modelar, que alegrava as tarde dos anos 90 na TV Cultura. Ou melhor,  quem nunca assistiu “A Fuga das Galinhas”? Pois bem, você já deve ter se perguntado como são feitas essas animações.

É provável que você já tenha ouvido falar sobre uma técnica chamada Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”), bastante difundida no meio cinematográfico, sendo usada tanto em desenhos animados quanto em filmes com atores reais, principalmente pelos gigantes do entretenimento como a Disney e a Pixar.

Mas vem cá, que raios é Stop Motion?

Stop Motion é uma técnica de animação frame by frame  (quadro a quadro), onde o animador criar as cenas manualmente a partir de uma sequência de fotos, onde em cada foto o personagem ou objeto deve ser movido pouco a pouco para a próxima pose, simulando assim seu movimento. 
Você deve pensar que na era tecnológica é simples fazer algo assim. Sim é, mas também é muito trabalhoso.  Pense, cada segundo de animação na técnica tem de ser construído com 15, 24 ou até 30 fotos em sequencia. Agora imagine fazer um filme de quase duas horas de duração. Tenso não é?
Bom, resumindo, Stop Motion nada mais é do que uma ilusão de ótica, onde, na realidade, o objeto está parado, mas a sequencia fotográfica dá a impressão de seu movimento.
Star Wars, de George Lucas, e A Noiva Cadáver, de Tim Burton, também são bons exemplos de sucesso desta técnica.  Mas também não pode ser deixado de lado o brazuca Worms, da produtora catarinense Animaking. Worms foi o primeiro filme da América Latina a ser produzido utilizando essa técnica.
Ah, chega de falar, vamos às animações! Separamos alguns exemplos de ótimos artistas para que você entenda melhor a técnica e no final temos algumas dicas de como fazer Stop Motion.

Street Fighter

General Lee is a Transformer

Brazuca Worms

Deixamos este por ultimo por ser o mais engraçado e “fechar com chave de ouro”

Mário, de ponto cruz

Crie seu próprio Stop Motion

Para criar seu Stop Motion você precisará, primeiramente, de duas coisas: um computador com um programa para a edição de vídeo e uma câmera fotográfica digital. Tendo isso, você precisará agora de personagens, aí vai da sua imaginação.

Dicas para fazer Stop Motion

Planejamento – procure elaborar um roteiro, espaço de movimentação dos personagens e cenário para não ter nenhuma surpresa durante a filmagem e acabar perdendo tempo e trabalho.

Praticidade – vídeos usam cerca de 30 quadros (fotos) e fazer isso em Stop Motion dará um bom trabalho. Tente usar 12 ou 15, é um bom número.

Quanto menos movimentar a câmera melhor será o resultado final.

Para tornar mais real sua animação, suavidade nos movimentos é essencial, mas você pode aproveitar bastante os recursos de seu editor de vídeo.

Terminado, poste na internet e divulgue para seus amigos.
Comentários
Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>