MENU
jogos-diferentes-do-dragon-ball-z

De “GTA” ao brasileiro: os jogos diferentes do Dragon...

16-bits-da-depre

Os 22 melhores posts do 16 Bits da Depressão

Sega vs Nintendo, a guerra dos consoles

sega-vs-nintendo

Atualmente quando se fala em vídeo games, a batalha basicamente fica polarizada entre Sony, com a linha Playstation, e Microsoft, com seus Xbox. Mas aquele “gamer das antigas”, que era criança ou adolescente ao final da década de 1980 e meados de 1990, certamente pensará logo na disputa de mercado e preferência, cartucho a cartucho, entre Sega e Nintendo numa guerra dos consoles de desfazer amizades. Disputa essa que ficou de lado quando os consoles de disco chegaram às prateleiras.

O que acontece é que, no geral, ter um videogame desses hoje em dia é difícil. Você precisa encontrar alguém que tenha um “esquecido” dentro de algum armário e que queira vender, ou achar alguma loja que trabalhe com videogames retrô, e o mais complicado ainda: encontrar os cartuchos que deseja jogar. Então, o que a maioria das pessoas fazem? Usam emuladores.

Porém, o espírito saudosista não poderia estar mais aguçado entre os gamers nos últimos meses, pois parece que a frase “Sega vs Nintendo, a guerra dos consoles “voltou, pois após a Nintendo anunciar o relançamento do NES em versão compacta, a Sega também disse que iria relançar a nova versão do Mega Drive.

Sega vs Nintendo Episódio I – The Nes Classic Edition

De olho nesse nicho de mercado, a Nintendo decidiu lançar em Novembro de 2016 uma versão do seu console mais famoso, o Nintendo 8 bits, o ‘Nintendinho’.

sega-vs-nintendo-console-warsEsse novo sistema, que é uma cópia fiel ao original, se chama NES Classic Edition, contudo um pouco menor, além de vir com suporte para entrada HDMI e diversos jogos na memória.

Quem é mais “cascudo” irá notar as diferenças, uma por conta do tamanho, outra fica a cargo do controle com Wii remote, ou seja, pode usar o mesmo controle para jogar também no Wii e Wii U.

Mas e os jogos? Então, o NES Classic vem com 30 jogos na memória, entre eles clássicos absolutos como Super Mario 3, Metroid, Legend of Zelda, entre outros. A notícia ruim, é que a Nintendo confirmou que não haverá expansões na biblioteca de jogos do console futuramente, ou seja, o que vier no NES Classic é o que você vai ter para jogar. Além disso, o console é vendido apenas com um controle (como antigamente).

Ah! Não temos notícias se, e quando, será lançado no Brasil, já que a Nintendo praticamente fechou as portas para o mercado brasileiro, sem contar que foi criticada por fãs e pelo próprio mercado por não suprir a demanda pelo NES Classic Edition na época de seu lançamento.

Sega vs Nintendo Episódio II – Sega contra-ataca!

Lógico que, diante disso, a maior rival da “Big N” nos anos 90 não ficaria atrás no mercado. A companhia está ressuscitando o clássico Mega Drive e uma das grandes sacadas, e o mais bacana, para não ficar atrás de sua principal concorrente nos cartuchos, a Sega lança seu “novo” console com a possibilidade de utilizar os cartuchos originais do Mega Drive. Além, claro, de já vir com 22 jogos na memória, entre eles os clássicos Sonic, Golden Axe e Streets of Rage. Outra coisa legal é que você pode, além de usar cartuchos, usar cartões SD com roms.

sega-mega-drive-novo-consoleEm contrapartida de sua rival, a Sega manteve seus olhos focados nos brasileiros. Em parceria com a Tectoy, que realiza um sólido trabalho em nosso território como seu representante oficial, o aparelho, lançado no dia 4 de maio, em São Paulo, mas que só chegaria ao mercado em junho, está disponível para ser adquirido no site da empresa.

No Brasil, a Tectoy lançou uma versão portátil do console, também com jogos na memória, em 2013.

Sega vs Nintendo Episódio III – A ameaça dos Smarts

sega-forever

Dona de um catálogo invejável, a gigante Sega saiu à frente de sua concorrente Nintendo e lançou na última quinta-feira (22) o SEGA Forever, um programa que vai permitir baixar títulos de seus consoles clássicos, como Master System, Mega Drive, Saturn e Dreamcast, em celulares e tablets com Android ou iOS. O melhor disso, é tudo de graça!!!

sega-forever-gamesPara começar, a companhia disponibilizou seis de seus maiores títulos: Sonic The Hedgehog, Vectorman, Phantasy Star II, Altered Beast, Kid Chameleon e Sonic CD, e a ideia é que a cada 15 dias novos jogos sejam disponibilizados, com adaptação para as telas em HD.

Sega vs Nintendo Episódio IV – Super Nintendo, uma nova versão!

Parece mesmo que a “onda retrô” bateu as portas da Big N. Nesta segunda-feira (26), a Nintendo anunciou que irá trazer de volta às prateleiras outro de seus grandes sucessos. A nova versão do clássico Super Nintendo será lançada em 29 de setembro e virá com uma coleção de jogos de peso.

Super-Nintendo-Classic-edition

Chamado de Super NES Classic Edition, o aparelho, menor que o original, além de vir com 2 controles, contará ainda ainda com um cabo e uma saída HDMI, conexão mais comum atualmente para alta definição.

Super-Nintendo-ClassicoCom 21 jogos na memória, entre eles os clássicos “Super Mario World” e “The Legend of Zelda: A Link to the Past”, o novo console da Nintendo custará cerca de US$ 80 nos Estados Unidos e virá também com o inédito “Star Fox 2″.

Nesse caso também não há informação sobre a chegada do game no Brasil.

nintendo-vs-sega

Que a batalha por mercado entre Sega e Nintendo já faz parte da história mundial isso não se discute. Fato é que quem acaba ganhando com tudo isso somos nós! Jogadores e amantes desse universo interativo só temos a agradecer a essas duas gigantes dos games que ajudaram a construir toda nossa infância.

Comentários
Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone

Posts Relacionados

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>