Conheça os finalistas da categoria Melhor Projeto Social Geek

Autor

Categoria

Compartilhe

A responsabilidade de criar uma sociedade melhor é um dever de todos. Por isso uma das categorias do 2° Prêmio Cubo de Ouro é a de Melhor Projeto Social Geek, que visa justamente valorizar aqueles que usaram o universo geek para melhorar a realidade das pessoas e transformar a sociedade.

Em 2014, o Sintonia Geek Magazine arrecadou quadrinhos para ler com crianças em vulnerabilidade social.

As iniciativas utilizam formatos da cultura geek para gerar impacto social, como games, histórias em quadrinhos, expressão artística, elementos de franquias famosas, tecnologia, eventos e jogos de mesa. E pela primeira vez uma premiação abriu inscrições e selecionou projetos sociais com esse viés para valorar ações assim.

Conheça abaixo os sete finalistas e vote no seu preferido!!!

Projeto Social Geek: Aventura Pirata – SpaceFrog

O jogo Aventura Pirata visa desenvolver o pensamento computacional em crianças de 8 a 12 anos de idade. Isto é, prepará-las para lidar com linguagens digitais, para que no futuro elas tenham esse conhecimento e mais chances no mercado de trabalho. Temas como a lógica, o pensamento computacional e a cartografia são trabalhados a partir de desafios e da escolha das ações necessárias, para conseguir o baú de tesouro de cada fase.

Assim, o jogador aprenderá de forma divertida, pontos cardeais, plano cartesiano (x,y), lógica, aprendendo a gerar linhas de ação idênticas a linhas de código, de uma maneira simples e divertida.

Projeto Social Geek: Blades Saber Club Brazil

Com uma década de existência, o Blades Saber Club Brazil é um grupo que ensina e desenvolve coreografias com sabres de luz, baseadas na saga Star Wars. A inciativa não tem fins lucrativos, todos os recursos vindos de apresentações são convertidos em cestas básicas ou produtos de primeira necessidade e destinados para instituições de caridade.

Além disso, o Club também conta com o Saber Academy, uma vertente do projeto que ensina o público em geral a manusear um sabre. Os treinos são semanais e abertos.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, sapatos, quadra de basquetebol, árvore e atividades ao ar livre

Projeto Social Geek: Brazilians Against Time

A iniciativa Brazilians Against Time é uma maratona de speedruns (pessoas que tentam vencer games no menor tempo possível) beneficente, realizado desde 2016. Nela, vários speedruners se reúnem para vencerem desafios de games em tempo recorde, e, ao mesmo tempo, ajudar uma instituição beneficente. A equipe conta com 18 colaboradores, que têm o desafio de conseguir patrocinadores, jogadores voluntários, celebridades, fazer a divulgação e realizar o evento.

Os recursos destinados à instituição são arrecadados por meio de doadores e patrocinadores que também são premiados durante o evento.

https://www.youtube.com/watch?v=wPA7nOdbYPE

Projeto Social Geek: (D)Elas – realmente como são

O projeto “(D)Elas: realmente como são” é um espaço que permite que mulheres fora do padrão falem, e, dessa maneira, se promova o debate sobre a diversidade dentro da comunidade feminina. Em formato HQ, a iniciativa traz assuntos de relevância para a sociedade, principalmente por tratar da padronização de corpos femininos, que afeta o dia a dia das mulheres.

O projeto surgiu como trabalho de conclusão de curso em que o objetivo compreender como a exposição da mulher na mídia afeta a construção da identidade feminina. O resultado traz uma HQ produzido por mulheres, e destinado ao público-feminino, mostrando mulheres reais, exatamente como são.

Projeto Social Geek: Donas da Rua

O Donas da Rua é um projeto da Maurício de Souza Produções que visa defender o direito das crianças, bem como a igualdade de direitos entre meninos e meninas. Por meio de HQs, animações, conteúdos multimídia e redes sociais ele leva para milhares de famílias brasileiras a questão do empoderamento das meninas, e de que elas tem direito de fazer tudo que os meninos fazem.

Além disso, a iniciativa também realiza ações pontuais como o Soccer Camp Donas da Rua, a Corrida Donas da Rua e eventos que visam mostrar às meninas as profissões que elas também podem exercer, como piloto de avião. A própria Mônica Sousa também dá palestras sobre a importância da igualdade de oportunidades.

Projeto Social Geek: Geração Água

A iniciativa Geração Água, da Universidade Feevale, tem como principal objetivo a conscientização sobre o uso desse recurso cada vez mais escasso no mundo. Ela consiste em um game em que você precisa administrar o uso da água na sua casa. Todas as suas atitudes geram algum impacto para a residência e o meio-ambiente.

Ao longo do jogo, o jogador pode concretizar desafios e ganhar conquistas com isso, o que gera aos poucos a conscientização sobre o uso sem desperdício desse recurso natural.

Projeto Social Geek: Jogarta

A Jogarta é uma associação que tem como objetivo levar jogos analógicos a jovens em fase escolar, de modo a estimular a socialização. Mais do que isso, visa estimular atividades como raciocínio, estratégia, lógica, tomada de decisões e resolução de problemas, sempre de uma maneira divertida.

Com atuação no Paraná e no Rio de Janeiro, a instituição promove cerca de 200 atividades por ano. Vários locais recebem os eventos, entre eles escolas, universidades, bibliotecas e outros.

Projeto Social Geek: Jogos de Educação Financeira

Idealizado pelo pelo Bank of America Merrill Lynch (BOFA ML) e realizado em parceria com o Instituto Brasil Solidário, o projeto visa desenvolver e exercitar em estudantes do ensino fundamental I e II, habilidades financeiras como poupar, empreender e investir.

Por meio de um jogo de tabuleiro e um de cartas, educadores realizam aulas diferenciadas com a aplicação de ambos. Mais do que isso, são promovidas visitas a comércios locais, campeonatos e sábados letivos com a participação das famílias dos alunos.

Projeto Social Geek: Rango Cards

A iniciativa desenvolvida pela Fira Soft, Universidade de Brasília e Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal consiste em um jogo de cartas que tem visa ensinar o conceito de alimentação saudável. Rango Cards também é um projeto de pesquisa do doutorado em Nutrição da Universidade de Brasília.

O projeto já foi aplicado em alunos do ensino médio e permitiu o recolhimento de cerca de 500 dados em relação aos hábitos alimentares desses estudantes.

Projeto Social Geek: Rap em Quadrinhos

A iniciativa do ilustrador Wagner Loud e do youtuber Load Comics (Gil Santos) tem como objetivo homenagear MCs do Rap Nacional. Para isso, eles são transformados em heróis de HQs. Por meio desses materiais o projeto visa fomentar e demonstrar a importância da cultura pop e a ligação dela com o cenário de Rap nacional.

O Rap em Quadrinhos também busca levar essas produções a exposições, promover palestras e debates e outras ações para fortalecer cada vez mais a cena brasileira.

Agora que você já conhece os finalistas da categoria Melhor Projeto Social Geek do 2° Prêmio Cubo de Ouro, não deixe de VOTAR AQUI!

O 2º Prêmio Cubo de Ouro é patrocinado pela King Kontent e pelo Geek Burguer. Tem apoio da Puzzle Room, Megacon 2018 e Craft Canecas Personalizadas.

Autor

Compartilhe