MENU
literatura-epica

O que uma literatura épica precisa para ser sucesso?

herios-brasileiros-historia

BRZ 2047 | Prólogo: O golpe

Osamu Tezuka: o pai do mangá

osamu-tezuka-manga

Ele não inventou o mangá, mas Osamu Tezuka é o grande responsável pela propagação dessa arte em todo o mundo. Criador de “Astro Boy”, foi um dos primeiros autores a fazer sucesso fora do oriente, principalmente por seu estilo influenciado pelos desenhos da Walt Disney, como Mickey, e por obras como o Gato Félix.

Tanto reconhecimento fez com que fosse construído o Tezuka Osamu Manga Museum, um museu na cidade japonesa de Takarazuka, especializado em mangá, inaugurado em 25 de abril de 1994. Ao completar 20 anos, o local promoveu uma exposição com 146 páginas desenhadas pelo autor, intitulada “Tezuka Osamu: The Biggest Creator on Earth”

osamu-tezuka-manga-museum

Outros mangás de Osamu Tezuka

Falecido em 1989, Osamu Tezuka produziu mais de 700 obras, com cerca de 150.000 páginas. Muito do trabalho nem sequer foi traduzido para línguas ocidentais. Além disso, o “Astro Boy”, originalmente conhecido como “Atom”, foi o primeiro mangá adaptado a um anime e também o pioneiro no cinema.

Mesmo o “Astro Boy” sendo um sucesso que não sai de moda, Osamu Tezuka é conhecido também por outros trabalhos marcantes. “Princesa e o Cavaleiro”, de 1953, abordava um tema diferente na época. a história rodeava uma menina que queria ser um menino. Seu corpo tinha duas almas, uma de garota, outra de garoto, e é assim que o enredo se desenvolve.

Em “Phoenix”, o tema é imortalidade, bastante complexo para as décadas de 50, 60, 70 e 80. A obra durou todo esse tempo e ainda assim ficou inacabada com a morte do autor.

Já “Kimba: the White Lion”, de 1950, ficou conhecido em todo mundo principalmente como o anime que influenciou “O Rei Leão”. Isso porque há fortes indícios de inspiração e até de cópia das cenas da criação de Osamu Tezuka.

kimba-osamu-tezuka

Se é verdade ou não, ninguém nunca esclareceu. Por tanto, é melhor você tirar suas próprias conclusões:

Comentários
Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>