MENU

Game Developers Choice Awards 2014 consagra a Naughty Dog

League of Legends é o game mais jogado do...

Os 40 anos do jogo de tabuleiro Dungeons and Dragons

dungeons-and-dragons-jogo-de-tabuleiro
Versão original do jogo de tabuleiro.
Você com certeza conhece o Dungeons and Dragons, mas talvez não com esse nome. Este jogo de tabuleiro foi adaptado para a TV como a animação Caverna do Dragão, como é conhecida aqui no Brasil. lançado em 1974, o RPG comemorou aniversário de 40 anos no primeiro mês de 2014, levando consigo uma fama que virou desenho animado, filme e games.

No jogo criado pelos designers Gary Gygax e Dave Arneson, você controla um personagem específico. O objetivo é evoluir com pontos de experiência, a partir de interações e ações, além de combates com monstros e uso de magias. Apesar de parecer fácil, todas as regras são divididas em três livros, pois a complexidade é ampla e cada partida pode durar muito tempo. Para aprender a jogar, acesse o site oficial.
O sucesso de Dungeons and Dragons foi tanto que se tornou um dos produtos de entretenimento mais vendidos da época, sendo relançado nas três décadas seguintes. Até hoje o jogo de tabuleiro reúne geeks para campanhas intermináveis, além de ser a base do aclamado Caverna do Dragão.

Do jogo de tabuleiro para outras mídias

dungeons-and-dragons-caverna-do-dragao
Várias foram as obras baseadas no jogo de tabuleiro Dungeons and Dragons. Foram três filmes recentes (Dungeons & Dragons de 2001, Dungeons & Dragons 2 – O poder maior de 2005 e Dungeons & Dragons 3 – O livro da escuridão de 2012), um CD com músicas para usar de trilha para as partidas de RPG, dois romances intitulados Quag Keep (1978) e Return To Quag Keep (2006), mais de 100 games, duas revistas específicas (Dragon – de 1975 a 2007 e Dungeon – de 1986 a 2007) e, é claro, o desenho Caverna do Dragão.
A animação, inclusive, é a adaptação mais famosa no mundo, tendo sido reprisado inúmeras vezes. São 28 episódios que contam a história de seis crianças que se transportaram para um universo paralelo quando estavam na montanha russa de um parque de diversões. O problema é que nesse mundo eles terão que sobreviver com habilidades de combate e armas específicas para cada um, além de contar com as “ajudas” do unicórnio Uni e do Mestre dos Magos – mais atrapalham que ajudam.
O primeiro episódio de Caverna do Dragão dificilmente é transmitido, enquanto o último é alvo de diversas lendas urbanas. A mais aceitada é talvez a verdadeira, a qual o roteirista Michael Reaves, um dos 12 que passaram pela série, escreveu que no fim o Vingador seria o filho do Mestre dos Magos que foi amaldiçoado. 

Final do Caverna do dragão em HQ | Entrevista com o autor

o-final-de-caverna-do-dragao-em-quadrinhos
Reinaldo Rocha, o cara por trás do projeto
O roteiro estava lá e o desenhista brasileiro Reinaldo Rocha teve a grande ideia de ilustrar a história. O resultado foi uma produção excelente, com a essência do desenho original, que viralizou na internet e foi alvo de elogios até do roteirista original, como contou o autor ao Sintonia Geek Magazine. 
Veja o nosso presente de 40 anos para os fãs de Dungeons and Dragons: entrevista EXCLUSIVA com o cara que realizou o sonho de milhares de pessoas que esperavam ver o final do Caverna do Dragão.
Sintonia Geek: De onde surgiu a ideia de criar um HQ com o final da Caverna do Dragão?
Reinaldo Rocha: Eu gosto muito de desenhar e desenho o tempo todo. Estava procurando um roteiro pra desenhar em quadrinhos e tive a ideia de fazer o final do Caverna do Dragão. Minha professora viu e disse que era um bom projeto de conclusão de curso. E assim eu fiz. Mas iria fazer de qualquer jeito. Amo Caverna do Dragão. Haha
Sintonia Geek: Muitos fãs do desenho ansiavam por seu final. Qual sua principal intenção ao criar a HQ com o final do desenho? 
Reinaldo Rocha: Me divertir. Acho que todo desenhista faz o desenho por prazer e depois de pronto decide se quer mostrar ou não. Fazer o Caverna do Dragão foi uma experiência muito legal! E fazer tanta gente feliz por ver o final é mais legal ainda!
Sintonia Geek: Você também é um fã do desenho?
Reinaldo Rocha: Eu amo o Caverna do Dragão. Eu queria que a revista viralizasse e eu pegasse muitos freelas, mas isso nunca aconteceu por causa dos quadrinhos. Todos meus freelas não vêm do brasil. E também sonhava em receber um e-mail convidando pra desenhar a quarta temporada em quadrinhos. Mas nunca aconteceu também. Haha. Mas o prazer de fazer já valeu. Você se divertiu lendo?
Sintonia Geek: O suposto final para o desenho vazou na internet. Seu HQ se baseou nesse ‘furo’?
Reinaldo Rocha: Não chamo de furo. Porque o roteirista Michael Reaves publicou o roteiro no site dele há uns 10 anos. Me baseei nesse roteiro.
Sintonia Geek: Você teve contato com algum dos 12 roteiristas da Caverna do Dragão para essa produção?
Reinaldo Rocha: Depois da revista pronta eu mandei pro Michael (Reaves) por e-mail. E ele disse que gostou. Fiquei muito feliz.
Sintonia Geek: Como foi a produção do HQ?
Reinaldo Rocha: Foi no meu quarto, com papel normal e lapis nº2. Haha. Nunca busquei contato com a editora, porque é um projeto de estudo, um trabalho de escola pra graduação. Nunca tive intenção comercial. Fico feliz de ver ela espalhando e todo mundo lendo, mesmo eu não ganhando um centavo. Haha.

Veja o final de Caverna do Dragão

Comentários
Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>