MENU
epicas-batalhas

As batalhas épicas do mundo geek em cartazes incríveis

instagram-geek

Acesse o Instagram do Sintonia Geek Mag

Uma semana após o fim do Orkut

fim-do-orkut

Enfim, completou-se uma semana oficialmente sem Orkut, que encerrou suas atividades em 30 de setembro. Mas vem cá, você já parou para pensar o que foi esse sistema criado pelo turco Orkut Buyukkokten, em 2014?

Pois bem, o Orkut chegou ao fim se despedindo dos usuários sem qualquer traço da popularidade que conquistou no passado, sendo por muitos anos a rede social mais acessada do Brasil. E olha que ele só se tornou gigante por aqui e na Índia.

Mas o que ele teve de mais importante foi o fato de ter sido berço de uma cultura peculiar, compreendida somente por quem fazia parte dela. “Talvez o grande mérito do Orkut seja o despertar para as pessoas para um tipo de comunicação diferente, para a troca de conteúdos, para a discussão para o debate. Foi ali que o brasileiro aprendeu a lidar com as redes sociais. Muita gente que entrava não sabia como funcionava, demorou para entender, então [o Orkut] tem um papel de vanguarda bem interessante”, relata o jornalista Felipe Harmata Marinho, mestre em Ciências Sociais Aplicadas.

Se apresentando para uma galera que dava seus primeiros passos na internet, enquanto a rede social engatinhava na chamada ‘Era da Web 2.0’, fez com que ambos crescessem lado a lado, mesmo que em seus últimos passos o Orkut tenha se resumido a um pequeno número de fãs e adeptos de suas funcionalidades.

Hoje, a maioria dos ex-usuários lembra com saudades daquele que foi o primeiro amor virtual dos brasileiros. E é em clima de clássico dos clássicos que criamos essa homenagem para a primeira grande rede social do Brasil. E olha só que bacana: a Infobase Interativa criou um infográfico para relembrar os pontos altos da história do Orkut.

Fim-do-Orkut

Pontos marcantes do Orkut

Nós também listamos alguns pontos que se tornaram hits na Era Orkut, que muitos talvez nem vão se lembrar. Você já deve ter ouvido por aí em algum momento desses dez anos a frase: “Eu vou te deletar, te excluir do meu Orkut. Eu vou te bloquear no MSN…”. Pois é, essa é uma música que se tornou viral por conta da rede. O single criado pelo cantor paranaense Everton Adroal, 24, ou melhor conhecido pelo seu nome artístico, Ewerton Assunção.

“Eu vou te deletar do meu Orkut…”

Com a rapidez com que informações são disseminadas no mundo virtual, em menos de duas semanas os internautas brasileiros ouviram, divertiram-se e reencaminharam para os amigos o arquivo da singela balada intitulada “Vou te Excluir do Meu Orkut“.

 

“O Orkut vai mudar!”

orkut-lembrancasOutro ponto, que muitos vão lembrar com o fim do orkut, foi o suposto internauta e blogueiro Danilo Miedi, que era completamente eufórico para ganhar um convite para o novo Orkut, em uma de suas tantas mudanças.

Em outubro de 2009, o Google lançou a nova versão do Orkut conhecido pela rede web, principalmente no Twitter na hashtag #NovoOrkut. O mais interessante desse lançamento foi sua divulgação feita através de um viral criada pela gigante da web utilizando um personagem conhecido como Danilo Miedi, que por sinal o sobrenome nada mais era do que um trocadilho com a pronúncia “me add“, frequentemente usada para requisitar um pedido de amizade.

A primeira aparição dele foi em um show da banda Skank, onde ele subiu aos palcos e anunciou que o orkut vai mudar. “O orkut vai mudar, me ajude a entrar“.

 

A partir desse momento, Danilo Miedi foi espalhando sua campanha por todo o Brasil. Em pouco tempo, já haviam milhares de pessoas que o apoiavam e milhares que o detestavam. A cada dia que passava, Danilo foi ficando cada vez mais popular, até finalmente ser um dos primeiros a entrar no novo Orkut. Abaixo, o próprio Danilo explica em seu vídeo-cast, “Momento Miedi”, os motivos que o levaram a querer ser o primeiro usuário do novo Orkut:

 

Talvez essas muitas mudanças, e não apenas com o surgimento do Facebook,  foram o ápice que levou ao fim do Orkut.  “Vejo que o Orkut começou a entrar em decadência justamente quando ele começou a mudar o sistema. A rede social se perdeu ao longo do tempo e depois foi tarde demais para voltar”, conta Felipe Harmata.

Agora, há uma pergunta que não se quer calar: será que o Facebook terá o mesmo fim trágico do Orkut? Harmata nos deu a deixa. “Curiosamente em 2014 começou a se discutir o fim do Facebook. Principalmente no começo do ano várias notícias mostravam isso. Até porque o ciclo de vida das coisas na internet acaba muito rápido. Acho difícil ter bola de cristal e dizer se vai acabar ou não. Mas vejo que um ponto fraco do Facebook ainda é a mobilidade. Eles ainda não se acharam no celular. Tanto é que criaram um aplicativo em separado só para as mensagens, o que é bem arriscado. Mas em compensação eles não dormem no ponto, a própria aquisição do Whatsapp é um exemplo disso. Se o Facebook vai morrer só o futuro vai dirá, agora com certeza daqui dez anos ele vai ser bem diferente do que é hoje. As mudanças são muito rápidas”.

o-fim-do-orkut-2014

Comentários
Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone

Posts Relacionados

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>