Jumanji, filme clássico dos jogos de tabuleiro, agora é real

Autor

Categoria

Compartilhe

Jumanji

Sem sombra de dúvidas, quando esse clássico hollywoodiano foi lançado, na década de 1990, o sonho de toda a criançada era ter um Jumanji para viver altas aventuras. Agora, não venha nos dizer que nunca assistiu ao filme, ou que nunca quis ter um jogo igual em casa. Tudo bem , se não se lembra, fique tranquilo, é justamente sobre o filme estrelado por Robin Willians que será essa edição do Clássicos dos Clássicos, pois um dos mais famosos jogos de tabuleiro já criados (no cinema, é claro) agora é real! Uma artista norte-americana “deu vida” ao Jumanji.

Jumanji | o Filme

jumanji-filme

Já fazem quase 20 anos que Jumanji chegou aos cinemas.O longa dirigido por Joe Johnston foi parar nas telonas em dezembro de 1995, a partir da adaptação baseada no livro infantil de 1982 escrito e ilustrado por Chris Van Allsburg. A história se desenrola em torno de jogo de tabuleiro, de aspecto selvagem, com animais e plantas ganhando vida a cada jogada, além de obstáculos reais que surgem na aventura dos personagens.

No filme, o tabuleiro surge de dentro de um baú, enterrado e descoberto 100 anos depois, em 1969, por Alan Parrish (Robin Williams). Quando começa a jogar com uma amiga, Sarah Whittle, ele logo é penalizado a ficar na floresta até que alguém tire um cinco ou um oito na soma dos dados. Como na jogada seguinte a garota é atacada por morcegos, em virtude de seu posicionamento no tabuleiro, o jogo é interrompido e ele imediatamente fica preso dentro de Jumanji.
jogo-jumanji

Vinte e seis anos depois, duas crianças começam a jogar e uma acaba libertando Alan, já sendo um homem barbado. Porém, a única forma de deixar tudo como antes é terminar a partida, mas para isto é preciso achar a participante da partida de 1969, que já se tornara uma mulher, ainda amedrontada com os episódios de 26 anos atrás. Juntos eles enfrentam perigos, que surgem a cada jogada, e enquanto o jogo se desenrola a cidade se transforma em um caos, pois animais selvagens, plantas assassinas e até um caçador de pessoas saem do tabuleiro e vão permanecer enquanto o jogo não terminar.


Simplesmente o filme é sensacional; um ícone do cinema pós Jurassic Park.

Jumanji vira jogo de tabuleiro na vida real

O sonho da criançada (hoje marmanjos) da década de 1990 foi realizado: Jumanji virou um jogo de tabuleiro de verdade [Uhules!!!]
jogos-de-tabuleiro-jumanji

artista norte-americana Gemma Wright construiu fielmente a réplica do jogo em tamanho real. Ela recriou não só o tabuleiro, mas todas as peças que são utilizadas durante o jogo, assim como no filme.

O trabalho realizado por Gemma Whright é impecável. Parece que o tabuleiro saiu direto do filme de 1995!

jumanji-real

jogo-jumanji

tabuleiro-jumanji

jumanji-jogo

jogar-jumanji

E agora é que vem a melhor parte: Gemma aceita encomendas para os interessados em adquirir uma réplica de Jumanji! Basta fazer o pedido no site da artista.

Curiosidades sobre Jumanji

Pois é, não é somente o jogo em si que tem suas peculiaridades. Enfim, deixando as ‘informações técnicas’, sabia que existem algumas curiosidades dessa aventura na selva? Separamos alguns fatos inusitados que muitos desconhecem. Confira:

De onde vem o nome Jumanji?

jumanji-real

Jumanji significamuitos efeitos” em Zulu, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul.

Jumanji | Trilha sonora

Há uma cena, em que o personagem Van Pelt entra numa loja de armas, a trilha sonora que dá fundo à cena é uma musica tradicional mexicana, como se fosse para nós a famosa “Aquarela do Brasil”. Tá mas até aqui tudo bem. Porém, quando o filme foi lançado no México, a música foi cuidadosamente retirada da trilha.

Macacos intrometidos…

Essa é a capa original do livro Jumanji que deu origem a produção cinematográfica.

jumanji-livro

No longa metragem, quando os macacos invadem a loja de eletrodomésticos há um filme passando na televisão, e nada mais é do que “O Mágico de Oz”.

Os Simpsons em Jumanji

Em um dos episódios de Os Simpsons foi feito uma ‘sátira’ ao Jumanji (Simpsons, sendo Simpsons hahaha) Veja o trecho abaixo:

Desenho de Jumanji

desenho-jumanji

O filme fez tanto sucesso que em 1996 Jumanji virou desenho animado [e era muito bom]. Produzido pela Columbia TriStar, cada episódio tinha um tema e o maior barato é que ele explorava um universo que não foi explorado no filme, como era Jumanji dentro do jogo. O desenho foi ao ar no Brasil exibido pela rede Globo de Televisão, e foram feitos cerca de 40 episódios.


Então, curtiu relembrar esse clássico dos clássicos? Se você conhece mais alguma curiosidade que não está neste post? Conte para nós nos comentários!

Aproveite também para ver quais são os Melhores Jogos de Tabuleiro e como anda o Jogo de Tabuleiro no cenário brasileiro.

Autor

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here