Jogos de educação financeira que transformam vidas | Sintonia Geek Social

Autor

Categoria

Compartilhe

O 2º Prêmio Cubo de Ouro foi a primeira premiação no mundo a valorizar projetos que utilizam de elementos geeks para gerar impacto social. A vitória foi do Instituto Brasil Solidário e Bank of America Merrill Lynch, com seus incríveis jogos de educação financeira.

Mas a gente gostou tanto do assunto, que criamos a coluna Sintonia Geek Social, um espaço exclusivo para divulgar essas iniciativas. Mensalmente, teremos uma quinta-feira dedicada a mostrar a ação de pessoas que querem fazer o bem, por meio da cultura geek.

E nada mais justo que começar esse quadro com o grande premiado do Cubo de Ouro.

Jogos de educação financeira: o piloto

Idealizado pelo Bank of America Merrill Lynch (BOFA ML) e realizado em parceria com o Instituto Brasil Solidário, o projeto utiliza jogos de educação financeira para crianças do ensino fundamental, com o objetivo de desenvolver e exercitar habilidades financeiras como poupar, empreender e investir.

Por meio de um jogo de tabuleiro e um de cartas, educadores realizam aulas diferenciadas com a aplicação de ambos. Mais do que isso, são promovidas visitas a comércios locais, campeonatos e sábados letivos com a participação das famílias dos alunos.

O piloto desse projeto foi realizado no Ceará, onde mais de 20 mil alunos foram impactados. 77% das escolas que receberam as ações melhoraram indicadores em conhecimento de educação financeira.

Jogos de educação financeira: a expansão

Com o sucesso no Ceará, o projeto está pronto para quebrar barreiras. “Estamos planejando a expansão do projeto para o Chile, com ações já em março de 2019, onde devemos alcançar aproximadamente 750 alunos em escolas de Santiago”, ressalta Gabriela Ferrai, Coordenadora da Junior Achievement America, que, em parceria com o Brasil Solidário, implementará os jogos no país vizinho.

A previsão do início das atividades no Chile é de março de 2019.

Os jogos de educação financeira

São dois jogos que se complementam. O “Piquenique” visa familiarizar os alunos com o conceito e a prática de poupar, e o “Bons Negócios” o conceito e a prática de investir, ou seja, multiplicar o que foi poupado.

Piquenique

Jogo de tabuleiro em que os participantes devem cumprir desafios, comprando produtos pré-selecionados. Ganha quem chegar no fim com a cesta cheia e saldo na conta. O jogo é direcionado para crianças de 6 a 10 anos

jogos-de-educacao-financeira

projeto-social-para-criancas

Bons Negócios

Jogo de cartas em que os participantes são desafiados a fazer uma compra e vão negociar, para ver quem compra com o melhor valor. Na segunda etapa, eles devem vender esse produto. Ganha o jogo quem souber negociar e, no fim, comprar e vender melhor. O público-alvo são crianças de 10 a 14 anos.

educacao-financeira-para-criancas

Jogos de educação financeira: histórias

Os jogos não são apenas um projeto social para crianças. Na série de vídeos “Educação financeira além dos muros da escola”, o Instituto Brasil solidário mostra o impacto na vida das famílias das crianças que participam das dinâmicas. Exemplo disso é a história da Emily e da Erika, mãe e filha que gerenciam o financeiro de seu mercadinho a partir do que foi aprendido com os jogos.

Jogos de educação financeira: Cubo de Ouro

Concorrendo com outros grandes projetos, como o Donas da Rua, do grupo Maurício de Sousa Produções, os jogos de educação financeira levaram o Cubo de Ouro na categoria “Melhor Projeto Social Geek”, em novembro.

A divulgação do resultado foi realizada durante a Megacon 2018, evento de cultura geek em Curitiba. Confira o vídeo de agradecimento:

Jogos de educação financeira: Contatos

Quer conhecer mais do projeto e de outras iniciativas do Instituto Brasil Solidário? Acesse os canais de contatos:

Site

Facebook

Youtube

– Whatsapp: +55 (11) 99104-9063

Conhece algum projeto que utiliza elementos geeks para gerar impacto social? Comente abaixo para que possamos divulgar aqui na coluna Sintonia Geek Social. 😀

Autor

Compartilhe