Por que o Oscar ignora os filmes de quadrinhos?

Autor

Categoria

Compartilhe

filmes-de-quadrinhos

‘Um menino perde os pais durante um assalto e é obrigado a crescer com a sombra deste pesadelo em sua memória, herdando sozinho toda a riqueza de sua família. Ao se tornar um adulto poderoso em sua cidade, busca a justiça que seus pais não puderam ter.’

Lendo a sinopse do Batman assim, seria até aceitável que um filme tão profundo, com fortes tons de drama, fosse indicado ao Oscar de melhor filme. Mas a verdade é que ainda não tivemos filmes de quadrinhos ou filmes de super-heróis que ganharam o Oscar nas categorias mais importantes da premiação. Os longas provenientes dos quadrinhos não são muito bem aceitos pela academia cinematográfica, que enxergam ali produções pobres de complexidade no roteiro e excelência técnica.

Apesar de baterem recordes de bilheteria, as produções baseadas em quadrinhos são simplesmente ignoradas pelo maior evento do cinema. A exceção da regra ocorreu nos indicados de 2019. Pantera Negra, um dos filmes de maior sucesso da história do Universo Marvel, foi nomeado como um dos finalistas ao prêmio de Melhor Filme – categoria mais importante da premiação.

Apesar da indicação histórica, ninguém apostaria no para levar essa estatueta, uma vez que não emplacou mais nenhuma indicação forte, como diretor, roteiro ou atores/atrizes.

vingadores-oscar
Vingadores: Guerra Infinita tem a quarta maior bilheteria de todos os tempos e mesmo assim ficou fora das principais categorias do Oscar.

Aliás, a relação entre o Oscar e os filmes de super heróis e/ou baseados em quadrinhos não é das mais próximas. E talvez nem seja culpa da academia quando não indicou filmes como Batman & Robin, ou O Quarteto Fantástico, ou ainda o horrível Hulk. Porém, é de se sentir a falta de uma indicação justa para Homem-Aranha 1 e 2, Guardiões da Galáxia, Sin City, Homem de Ferro, V de Vingança, X-Men 2, entre outras produções adaptadas das HQs e que mereciam estar no hall de melhores filmes.

Pensando nisso, procuramos o crítico de cinema Paulo Camargo para que ele possa explicar o que um longa precisa para ser nomeado pelo júri mais respeitado do cinema.

Veja aqui a entrevista completa.

Batman no Oscar

É injusto dizermos que os filmes de heróis no Oscar só frequentaram categorias técnicas. Apesar da grande maioria realmente ter sido indicado apenas em prêmios de ‘melhor fotografia’, ‘melhor edição de som’, ‘melhores efeitos especiais’, ‘melhor montagem’, ‘melhor mixagem de som’ e ‘melhor maquiagem’, o morcegão dos quadrinhos já provou que é possível quebrar a Academia (forçando-os, inclusive, a aumentar o número de indicados à principal categoria, como citou Paulo na entrevista).

E antes que você já pense em Ledger, no 62° Oscar (em 1990) uma obra prima dos filmes de quadrinhos levou o prêmio de ‘melhor direção de arte’. Anton Furst e Peter Young garantiram a estatueta de ouro para o Batman de 1989. Uma vitória, mesmo ignorando a extrema injustiça com a atuação de Jack Nicholson como Coringa (para muitos o melhor Joker já interpretado), que não foi indicado como ‘melhor ator coadjuvante’.

oscar-batman
Nicholson e Ledger. Dois Coringas lendários. Apenas um premiado.

Agora sim, chegamos à trilogia ‘The Dark Night”, iniciada por ‘Batman Begins’, em 2005. Esse primeiro filme, inclusive, foi indicado à categoria de ‘melhor fotografia’, mas não venceu. O segundo longa foi ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’ e aí, BOOM! O MAIOR NÚMERO DE INDICAÇÕES DA HISTÓRIA DE TODAS AS PRODUÇÕES BASEADAS EM QUADRINHOS!

O caps lock foi necessário, porque jamais um filme do gênero havia impressionado a Academia o suficiente para receber 8 indicações, o terceiro filme mais nomeado de 2009, à frente de longas incríveis como A Dúvida, com Meryl Streep, e Frost/Nixon. Pantera Negra quase igualou a marca, com 7 indicações.

E o melhor ainda estava por vir. As categorias mais esperadas da premiação são: melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante. Claro que todas as nomeações são importantes, mas implicitamente essas são as tops. E a atuação fantástica de Heath Ledger, como Coringa, foi indicada e ainda levou o Oscar de melhor ator coadjuvante. Um marco para o gênero.

É uma pena que Ledger tenha recebido postumamente o prêmio, já que faleceu em janeiro de 2008, aos 28 anos, vítima de uma intoxicação de remédios prescritos. Uma lenda. Um dos melhores, se não o melhor, Coringa de todos os tempos.

Há quem diga que o prêmio só veio por conta da morte do ator. Mas a verdade é que já tivemos produções e atuações que mereciam sim indicações mais importantes. Quer uma prova? Podemos criar um Oscar só de filmes baseados em quadrinhos.

O fenômeno Pantera Negra

black-panther-oscars

Um marco na diversidade em Hollywood e com um roteiro bem trabalhado, Pantera Negra arrebentou nas bilheterias mundiais. Foi o primeiro filme da Marvel a focar no herói, que havia feito uma ponta no Capitão América: Guerra Civil. Com um elenco quase totalmente negro, Pantera Negra rompeu com o preconceito e cativou todo o mundo pela grandeza de sua produção.

Como exemplo do que o fenômeno gerou, no Brasil, o filme mobilizou um financiamento coletivo para levar jovens moradores da Cidade Tiradentes ao cinema. Na Arábia Saudita, foi o primeiro longa a ser exibido após 38 anos de proibição do cinema.

pantera-negra-oscar
Pantera Negra venceu a principal categoria do SAG Awards

Some isso a um enredo envolvente, um ótimo cenário de conflito (Wakanda), efeitos impecáveis e excelentes atuações de Chadwick Boseman (Pantera Negra), Michael B. Jordan (Erik Killmonger) e Lupita Nyong’o (Nakia), e tenha uma indicação mais do que merecida ao principal prêmio do Oscar 2019.

Lembrando que Pantera Negra venceu os prêmios de melhor filme no MTV Movie & TV Awards, no BET Awards e foi indicado na mesma categoria, em drama, no Globo de Ouro. Também levou o prêmio de melhor elenco no SAG Awards.

Como seria o Oscar dos filmes de quadrinhos?

Ladies and gentlemen! Nossa equipe imaginou como seria um Oscar só com filmes baseados em quadrinhos – em negrito nossas escolhas:

filmes-de-super-herois-que-ganharam-oscar

Melhor Filme

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Homem-Aranha: No Aranhaverso (2018)

Logan (2017)

Mulher-Maravilha (2017)

O Corvo (1994)

Pantera Negra (2018)

Sin City – A Cidade do Pecado (2005)

Superman: O Filme (1978)

V de Vingança (2005)

X-Men 2 (2003)

—-

filmes-de-super-herois

Melhor Ator

Chadwick Boseman (Pantera Negra – 2018)

Christopher Reeve (Superman: O Filme – 1978)

Hugh Jackman (Logan – 2017)

Jason Momoa (Aquaman – 2018)

Jim Carrey (O Máskara – 1994)

—-

super-heroinas

Melhor Atriz

Cathy Lee Crosby (Mulher-Maravilha – 1974)

Gal Gadot (Mulher-Maravilha – 2018)

Jennifer Lawrence (X-Men: Dias de um Futuro Esquecido – 2014)

Linda Harty (Immortal – 2004)

Margot Robbie (Esquadrão Suicida – 2016)

—-

indicados-oscar

Melhor Ator Coadjuvante

Heath Ledger (Batman: O Cavaleiro das Trevas – 2008)

Ian McKellen (X-Men 2 – 2003)

Jack Nicholson (Batman – 1989)

Michael B. Jordan (Pantera Negra – 2018)

Tom Hiddleston (Thor – 2011)

—-

filmes-quadrinhos

Melhor Atriz Coadjuvante

Dafne Keen (Logan – 2017)

Kirsten Dunst (Homem-Aranha 2 – 2004)

Lupita Nyong’o (Pantera Negra – 2018)

Margot Kidder (Superman: O Filme – 1978)

Scarlett Johansson (Os Vingadores – 2012)

—-

melhor-diretor-oscar

Melhor Diretor

Bryan Singer (X-Men: Dias de um Futuro Esquecido – 2014)

Christopher Nolan (Batman: O Cavaleiro das Trevas – 2008)

Ryan Coogler (Pantera Negra – 2018)

Robert Rodriguez (Sin City – A Cidade do Pecado – 2005)

Zack Snyder (Watchman: O Filme – 2009)

—-

oscar-2019

Melhor Elenco

Guardiões da Galáxia (2014)

Liga da Justiça (2017)

Liga Extraordinária (2003)

Os Vingadores: Guerra Infinita (2015)

X-Men 2 (2003)

E pra você, quem seriam os premiados? Diga nos comentários e explique o porquê.

Autor

Compartilhe