MENU

Gamer profissional: o que é? Como vive? O que...

Aniversário de um ano do Semideuses na Ilha –...

Evolução dos desenhos animados – Parte 5: Scooby Doo

historia-do-scooby-doo

Na última parte da série ‘Evolução dos desenhos animados‘ apresentamos a história do Scooby Doo, uma das séries com maior número de episódios de todos os tempos. O enredo é basicamente o mesmo sempre: o grupo de jovens detetives e seu cachorro encontram casos estranhos e assustadores; A partir daí começam a investigar em busca de respostas. Mas a repetição não tira a diversão de ver como as coisas vão se resolvendo e quem é o verdadeiro culpado.

Durante a história do Scooby Doo, muitas mudanças foram promovidas. Eles foram redesenhados várias vezes, já viraram crianças, já apareceu um sobrinho do cachorro protagonista… Enfim, já aconteceu de tudo. E é pra contar tudo isso que estamos aqui. Vamos lá!

História do Scooby Doo

scooby-doo-historia
Muito assustador pra você?

Com início em 1969 na CBS, o nome do cão surgiu de uma música do Frank Sinatra, que dizia ‘Dooby Dooby Doo’, que não tem uma tradução específica, pois trata-se de um exagero musical, como faz aqueles cantores do Ídolos, por exemplo – Ouça a música aqui (o trecho é no finzinho da música). 

Os primeiros desenhos criados eram muito assustadores e foram reprovados. Porém, a produção, em co autoria da CBS e da Hanna Barbera, queriam uma atração que misturasse terror, suspense e comédia. No fim, ‘Scooby Doo, where are you?’, ou ‘ Scooby Doo, cadê você?’ se tornou o título principal da animação e o cachorro virou o protagonista, dando uma infantilizada no enredo.

Primeiro episódio do Scooby Doo

Intitulado ‘What a night for a Knight’, ou ‘Que noite para ser um cavaleiro’, traz os primeiros traços doa história do Scooby Doo, que lembram a antiga liga da justiça e o Space Ghost. O que mais chama a atenção são as risadas de fundo, típicas de sitcom, que era o objetivo no começo, bem como n’Os Flintstones.

Scooby Doo: evoluções e versões

scooby-doo-versoes

O Scooby Doo teve várias versões com o passar do tempo. De 1965 a 1975, duas temporadas foram produzidas no título ‘Scooby Doo, where are you?’. Durante esse período, houve a tentativa de usar o sucesso do desenho para impulsionar outros personagens no ‘The new Scooby Doo movies’ (Os novos filmes do Scooby Doo).

Em 1976, até 1993, a série migrou para a emissora ABC. E aí começaram as invenções. Apareceu o primo Scooby Dão, o sobrinho Scooby Loo, a cadelinha Scooby Dee… Até que a produção resolveu lançar ‘O pequeno Scooby Doo’, mais uma versão dos personagens crianças, como também foi criado para ‘Os Flintstones’ e ‘Tom & Jerry’.

Com o sucesso do filme live-action lançado em 2002, novos episódios produzidos pela Warner recolocaram Daphne, Velma, Fred, Salsicha e Scooby na tv. O título era ‘O que há de novo Scooby Doo?’. Por fim, outras duas séries mais atuais, e com melhores recursos técnicos e gráficos, tiveram lançamento: ‘Salsicha e Scooby Atrás das Pistas‘ e ‘Scooby-Doo: Mistério S/A‘.

Evolução do Scooby Doo durante os anos

1969-1970 ‘Scooby Doo where are you’

1972-1973 ‘The new Scooby Doo movies’

1976-1978 ‘The Scooby Doo show’

1979-1984 ‘Scooby Doo and Scrappy Doo’

1988-1991 ‘O pequeno Scooby Doo’

2002-2005 ‘O que há de novo Scooby Doo’

2006-2008 ‘Salsicha e Scooby Doo atrás de pistas’

2010-2013 ‘Scooby Doo: Mistério S.A.’

Evolução dos desenhos animados – Série

- Os Flintstones

- Os Simpsons

- Family Guy

- Pica Pau

Comentários
Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>