A importância da união da comunidade geek

Autor

Categoria

Compartilhe

tribo-geek

Em tempos de segregações e divisões ideológicas, interesses culturais semelhantes podem ser a saída para manter relações sociais intactas. E nesse sentido, a comunidade geek é forte. Apesar das tribos segmentadas, muitos de nós convergimos hobbies e paixões entre as diversas atividades e produtos da cultura geek.

É totalmente possível, por exemplo, um fã de Star Wars ser gamer e fazer cosplay. Assim como um otaku também ser leitor assíduo de Harry Potter e jogar RPG. Ou ainda um aficionado por gadgets tirar um tempo para ler mangá e fazer parte dos steampunks. No fim das contas somos todos geeks. No infográfico “The Evolution of the Geek”, percebemos que toda tribo geek nasceu de uma ramificação em comum:

somos-todos-geek

Rivalidades geeks

rivalidade-geek

Os embates de fãs não são de hoje. Se atualmente temos Sonystas x Caixistas ou Marvetes x DCnautas, num passado não muito distante tivemos gamers da Nintendo vs gamers da Sega e fãs de Mortal Kombat vs fãs de Street Fighter. Outras rivalidades eternas são entre Trekkers x Jedis, LOL x Dota, Friends x How I Met Your Mother, Pokémon x Digimon, Dragon Ball x Naruto e Android x iOS. Mas por que isso acontece?

No texto “Psicologia de grupo e análise do ego”, Freud cita um estudo do teórico McDougall, destacando algumas características para formação de grupos, entre elas: possuir um ideal que os una e apresentar uma interação sob a forma de rivalidade com grupos semelhantes. Oras bolas, então as pessoas que se unem em grupos de interesses “precisam” rivalizar? Não necessariamente. Se trata de um movimento comum do ser humano, mas não precisa ser assim.

Afinal, todos os rivais têm gostos semelhantes. No mínimo, prezam pelo mesmo tipo de consumo. Mas não só. Sonystas e Caixistas, por exemplo, vivem debatendo poder gráfico e exclusivos, o que demonstra prioridades iguais, assim como o interesse por games. No fim das contas, estamos sempre vivendo um flau x flu, mas todos queremos assistir futebol.

União da comunidade geek

Integrar todas as tribos não é tarefa fácil. O preconceito ainda existe, apesar de não fazer o menor sentido dentro da comunidade geek. É como diz a Natália Bridi, do Omelete:

comunidade-geek

Ações que buscam agregar geeks merecem destaque. É o caso da Megacon Brasil, um evento que une fãs de diversos segmentos em um mesmo local, trocando experiências, conhecimentos e entretenimento. Como explica a descrição oficial do evento, “Megacon é o encontro da comunidade nerd, geek, otaku, de ficção científica, fantasia e terror fantástico. Um evento onde os fãs e fã-clubes trarão suas experiencias e mostrarão ao mundo que NÓS existimos. Isso tudo regado a palestras, filmes, exposições, cosplayers, jogos (RPG, Mesa, Cards), oficinas e MUITA DIVERSÃO! Todos que curtem qualquer tipo de movimento cultural estão convidados a participar desta grande confraternização”.

Megacon-Brasil

Em 2014, conhecemos de perto essa iniciativa. Mesmo com tantos eventos geeks pipocando no país, é comum o foco estar em uma ou outra atração. No caso da Megacon Brasil, o evento é feito de fãs para fãs, o que torna tudo mais orgânico.

Para se ter uma ideia na diversidade, vários grupos participam, como o Conselho Jedi Paraná (Star Wars); Federação dos Planetas Unidos (Star Trek); Loja Paraná do Conselho SteamPunk; Whovians PR (Doctor Who); Toca-PR (J. R. R. Tolkien); Ministério da Magia (Harry Potter); Clã Svadilfari (Viking); Ordem do Grifo de Fogo (Cavaleiros Medievais); Pokécenter Fandom (Pokémon); Sherlock PR (Sherlock Holmes); Nintendo Fusion Clube do Jogo (games Nintendo); Transformers Overdrive (Transformers) e RPG na BPP.

Em paralelo, são realizados outros eventos, como o Literatiba, para quem curte literatura geek, MegaCup, para os gamers e o Women Game Jam, com a meta de trazer visibilidade, incentivo e network para as mulheres que trabalham ou almejam trabalhar diretamente ou indiretamente no desenvolvimento e mercado de jogos eletrônicos.

Prêmio Cubo de Ouro

premio-cubo-de-ouro

Quem são as principais personalidades e os principais projetos da cultura geek no Brasil? O Prêmio Cubo de Ouro é a primeira premiação brasileira a celebrar diversas vertentes do universo geek, uma das culturas mais crescentes no país. As categorias englobam games nacionais, literatura, personalidades, projetos sociais, fandoms, entre outros temas e tribos relacionadas.

Em 2018, o Prêmio chegou a sua segunda edição, realizado pelo Sintonia Geek Magazine. O prêmio está mais estruturado, o mercado nacional geek está ainda maior e contamos com parcerias, como a da Megacon, que conversa com todas as tribos desse universo, sem preconceitos. Esse espírito agregador também faz parte do Cubo de Ouro.

Veja os vencedores do Prêmio.

Patrocínio

Apoio

Autor

Compartilhe