MENU
Hideo Kojima revela segredos sobre Metal Gear Solid 5

Hideo Kojima revela segredos sobre Metal Gear Solid 5

Prepare-se para a guerra: Warface será lançado no Brasil

Capitão 7: O super herói brasileiro

super-heroi-brasileiro
“Olhem lá no céu!” “É um pássaro?” “É um avião?” “É o Super-Homem!”
Não, não vamos falar hoje sobre o homem de aço. Melhor, não vamos falar sobre “esse” homem de aço, mas sobre outro, um desconhecido, porém que fez grande sucesso na sua época, com direito a seriado e histórias em quadrinhos.

Estava eu hoje a procurar mais informações, entre várias coisas, para dar continuação à série “Especial Power Rangers 20 anos” e acabo encontrando essa raridade que, confesso, não conhecia e muito menos sabia de sua existência. Alguém aí já ouviu falar no Capitão 7? Pois é, nem eu. Bem Para resumir, se assim posso dizer, o Capitão 7 seria o primeiro super herói brasileiro 100%, o qual rendeu um seriado e histórias em quadrinhos.

Agora você deve estar se perguntando: o que tem a ver Power Rangers com esse Capitão 7? Eu digo. Não tem nada a ver. A questão é que [spoiler] eu estava preparando uma matéria sobre o ranger brazuca. É, existe um Power Ranger brasileiro, mas só vou dizer isso. Se quiser saber mais acompanhe o Sintonia que logo mais postamos sobre o assunto.

Bom, mas hoje vamos falar sobre esse herói brasileiro, que me despertou muita curiosidade, e creio que em você também! Então vamos ao que interessa, a informação o/.

O que diabos vem a ser Capitão 7?

capitao-7-super-heroi
Como já falado, o Capitão 7 é um super herói brasileiro. O personagem foi criado por Rubem Biáfora e teve como ator protagonista o mineiro Ayres Campos. O seriado estreou em 24 de setembro de 1954 e ficou no ar, na TV Record, por 12 anos (1954 a 1966). A princípio, era realizado ao vivo e depois de certo tempo passou a ser gravado. O “7” também vem da emissora que faz menção ao número de sintonização do canal.
A história baseava-se em personagens ao estilo de Buck Rogers, Flash Gordon, Superman e Capitão Marvel, ou seja, a conhecida “Era de Ouro” dos quadrinhos. 
Mas o que tem de especial nessa história? Simples, todo o tipo clássico de clichês de super heróis,  obviamente tudo do que gostamos ;).

A história do Capitão 7 era… 

o-super-heroi-brasileiroQuando criança, Carlos foi levado por alienígenas ao Sétimo Planeta (outra menção ao seu codinome), onde cresceu, aprimorando corpo e mente, e depois de adulto retornou à Terra. Quando a situação exige a presença de um herói, ele se transforma no Capitão 7. Capaz de voar e se mover com grande velocidade, além de possuir super-força e ser invulnerável (será que isso lembra algum herói?). Seus poderes, no entanto, funcionam completamente somente quando estiver utilizando seu traje especial, que fica guardado em uma caixa de fósforos enquanto mantém sua identidade secreta. Sempre que necessário, o Capitão ainda pode viajar até o Sétimo Planeta e recorrer à ajuda de seus patronos, donos de uma ciência e tecnologia muito mais avançadas do que as da Terra.

Assim como em outras histórias de super-heróis, o Capitão 7 também tinha seu arqui-inimigo, conhecido como Caveira. Quando o bandido Cid, capturado pelo Capitão 7, tentou escapar da prisão teve seu rosto deformado por conta das cercas elétricas. Jurando vingança contra o herói que o aprisionou, Cid passa a utilizar uma máscara e assume seu codinome.
Capitão 7 virou sucesso e uma mania na época, sendo lançado vários tipos de produtos como lancheiras, fantasias, gibis e outros. Nos 12 anos de sucesso do seriado, cerca de 1000 (mil) episódios foram gravados, porém, até queria colocar algum, mas rodei em todos os repositórios de vídeo da internet a procura de pelo menos um episódio, mas não encontrei, o que é uma pena, pois o Capitão 7 faz parte da história do entretenimento brasileiro.

super-heroi-do-brasil
brasil-super-heroi

Em 11 de junho de 2003 o ator Ayres Campos faleceu, aos 80 anos, mas seu legado continua vivo em HQs. Em 2010 a família Campos autorizou o jornalista e roteirista Roberto Guedes a publicar um encontro entre o Capitão 7 e o Fantastic Man (criação de Tony Fernandes).
Bom, espero que tenham gostado. Achei a história desse super-herói brasileiro interessante, pois não o conhecia e resolvi então procurar e repassar esta informação para aqueles que também não conheciam.
Comentários
Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone

Posts Relacionados

One Response to Capitão 7: O super herói brasileiro

  1. Ótima matéria. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>