MENU

Fãs de Breaking Bad: vocês reconhecem essas ilustrações?

Carnaval também é coisa de geek

Campo Grande Game Show 2014 apresenta videogames históricos

Campo-Grande-Game-Show-2014
Divulgação: Campo Grande Game Show

Já imaginou um evento gratuito com mais de 200 tipos de consoles? Parece um sonho não é? Mas é real. O Campo Grande Game Show 2014 (CGGS) chega a 4ª edição e promete reunir todas as gerações no Shopping Bosque dos Ipês (Rua Cônsul Assaf Trad, 4634 – Campo Grande/MS). Entre os dias 1 e 16 de março, o público terá a oportunidade de conhecer por meio de exposições os 42 anos de história dos videogames e jogar diversos clássicos que marcaram época.

Uma das principais atrações é o Museu do CGGS. No local, o visitante pode conferir de perto relíquias como o  Magnavox Odyssey (primeiro videogame do mundo), de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; o Telejogo Philco Ford (o primeiro videogame fabricado no Brasil), de 1977; o Vectrex (console de 1982 que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979; o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).  
O Sintonia Geek Magazine conversou com o idealizador do evento e responsável por preservar esse acervo de videogames, confira a entrevista exclusiva.

Entrevista exclusiva com Cleidson Lima | Idealizador do Campo Grande Game Show

Campo-Grande-Game-Show
Coleção de Cleidson Lima. Foto: Janaína Ivo

Formado em Jornalismo na Universidade Federal do Mato  Grosso do Sul (UFMS), Cleidson Lima escreve sobre tecnologia e games há 15 anos. Em 2011, o jornalista decidiu compartilhar sua coleção e realizou a primeira edição do Campo Grande Game Show com 77 videogames.

Com dificuldades para encontrar patrocinadores para apoiar o projeto pioneiro na região Centro-Oeste, algumas atrações foram cobradas na época. Cleidson não gostou da experiência de ver algumas crianças jogando e outras não em decorrência das taxas. Nas outras edições, o colecionador promoveu o evento totalmente gratuito e o resultado surpreendeu positivamente, com mais de 100 mil participantes. Em entrevista EXCLUSIVA, Cleidson Lima falou sobre a paixão pelos videogames e as principais novidades do Campo Grande Game Show 2014.
Sintonia Geek: Qual foi o seu primeiro videogame?
Cleidson Lima: O meu primeiro videogame só tive com 14 anos, em 1985. Foi um Supergame CCE VG-2800. Era um clone do Atari compatível com todos os cartuchos, mas que custava a metade do preço de um modelo original da Polyvox. Fiquei semanas jogando apenas Pac Man, pois os jogos eram caros e a única possibilidade de jogar muitos games era locando.
Sintonia Geek: Como e quando surgiu a ideia de colecionar consoles?
Cleidson Lima: Começou quando eu tinha uns 38 anos (hoje já tenho 42 anos). Eu acumulei nesses anos uns 5 ou 6 consoles e comecei a ganhar de amigos que sabiam que eu curtia videogames. Quando me dei conta, minha coleção contava com uns 20 consoles. Resolvi, então, estudar mais a história dos consoles desde sua origem e isso me motivou a colecionar.
Atualmente a coleção conta com cerca de 200 consoles de todas as gerações, desde o primeiro do mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972, até os atuais Playstation 4, Xbox One e Wii U.
Sintonia Geek: Quando você realizou o 1º Campo Game Show imaginava que o evento faria tanto sucesso e teria outras edições?
campo-grande-games
Foto: Janaína Ivo

Cleidson Lima: Nunca imaginei transformar minha paixão por videogames em evento. Na verdade, dizer para um colecionador compartilhar seus aparelhos com outras pessoas é bem complicado. O ciúme é grande da coleção (rs). No entanto, a satisfação de ver pessoas conhecendo videogames de épocas que sequer tinham nascido ou mesmo proporcionar a chance de alguém jogar Atari, Nintendinho, Super Nintendo e outros consoles clássicos também é grande. Por isso, organizamos um planejamento diferenciado para que a exposição seja bonita e que resguarde os itens.

Ano passado o evento contou com mais de 100 mil visitantes em 15 dias de evento e este ano promete ser ainda maior.
Sintonia Geek: Qual você considera o principal diferencial do Campo Grande Game Show em relação aos outros eventos geeks realizados no Brasil?
Cleidson Lima: Eu acredito que todos os eventos geeks são importantes. Nosso Brasil é muito grande e temos espaço para todos. Desde um simples encontro de colecionadores em uma escola até um grande espaço como a Brasil Game Show,  há em comum a admiração pelo mundo dos jogos. As pessoas que estão ali visitando querem se divertir e compartilhar experiências. Não estão brigando ou fazendo coisas erradas.
4º-campo-grande-game-show
Foto: Janaína Ivo

O meu evento tem como diferencial o fato de resgatar a história dos videogames com maior profundidade. Não é só jogar, é um levantamento cronológico de modo que a pessoa consiga entender a evolução dessa indústria nos últimos 42 anos.

Sintonia Geek: Você pretende promover eventos semelhantes ao Campo Grande Game Show em outras cidades brasileiras? Já existe alguma proposta ou projeto preparado?
Cleidson Lima: Existem várias propostas de shoppings de todo Brasil para levar o Museu do Videogame para suas cidades. Já temos convites de cidades do interior de São Paulo, do Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, entre outros.
Como o evento é totalmente gratuito, dependemos de patrocinadores para viabilizar o projeto.
Sintonia Geek: Quais novidades em primeira mão você gostaria de compartilhar com os leitores do Sintonia Geek Magazine?
museu-do-videogame-brasil
Foto: Janaína Ivo.

Cleidson Lima: Este ano, além do Museu com mais de 200 videogames, o 4º Campo Grande Game Show contará com 16 ilhas com consoles clássicos para o visitante realmente jogar, desde o Telejogo de 1977 até o Playstation 2. Além disso, poderá jogar Xbox One, Playstation 4 e Wii U. Com o apoio da Playstation este ano teremos 14 totens com jogos de PS3 e PS4 e mais  dois simuladores de GT6.

Um dos destaques será o Videogame Concert, uma apresentação musical na qual utilizaremos instrumentos clássicos para reviverem as trilhas de games mais famosas de todos os tempos.
O concurso de cosplay no último dia contará com mais de 70 participantes. O número de pessoas assistindo ao desfile deve passar de 1500 pessoas.

Campo Grande Game Show 2014 | Serviço

Quando: entre os dias 1 e 16 de março
Onde: Shopping Bosque dos Ipês (Rua Cônsul Assaf Trad, 4634 – Campo Grande/MS)
Entrada gratuita
Informações: Fanpage Oficial do Evento

Comentários
Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>