As previsões que ‘De Volta para o Futuro 2’ acertou

Autor

Categoria

Compartilhe

Pára tudo! Se 2014 já está tirando suspiros dos geeks de plantão, esperem só para ver como será 2015. Recentemente a Nike confirmou que planeja o lançamento no mercado de um dos tênis mais cobiçados de todos os tempos: o ‘Nike Air Mag’. Isso mesmo que você pensou – e com certeza ficou com vontade de ter – a empresa cogita a produção do tênis de cadarço autoajustável, igual ao que foi usado por Marty McFly em “De volta para o futuro 2”.

nike-de-volta-para-o-futuro-2

Por coincidência ou não, o ano é o mesmo em que se passa a trama dirigida por Steven Spielberg. Ou seja, a marca devia estar pensando em lançar há anos, mas lógico que o melhor ano seria 2015, por conta da previsão do próprio filme. O rumor foi publicado pelo site de uma revista especializada em calçados, a Sole Collector. Segundo a publicação, o designer Tinker Hatfield teria assegurado o interesse no lançamento.

previsoes-de-volta-para-o-futuro-2Se confirmada a novidade, será mais uma das previsões que o filme acertou, e ainda vem acertando ao longo dos anos, principalmente quanto os wearables ou gadgets para vestir/usar, que por sinal hoje são bastante populares.

Porém, essa não é a primeira vez que a empresa coloca à venda o Air Mag. O tênis foi produzido oficialmente em 2011, mas numa versão diferente da vista no filme, sem sua principal característica: o ajuste automático. Apenas 1.500 pares foram fabricados e toda a verba arrecadada foi destinada à Michael J. Fox Foundation for Parkinson’s Research. 
Na época do lançamento foi criado um comercial, no qual Doc Brown (Christopher Lloyd) pergunta para o vendedor sobre os cadarços e ele responde que serão produzidos em 2015. Confira:

Pois bem, o prazo para a entrega de mais uma das previsões do “De volta para o futuro 2” ainda está de pé. Segundo a publicação na Sole Collector, “veremos cadarços automáticos em 2015? Para essa pergunta eu digo que sim!”, afirmou o designer Tinker Hatfield.

Agora, quem quer apostar que o protagonista do comercial de lançamento do Nike Air Mag, com sistema automático de amarração, será o próprio Michael J. Fox? Fica a dica aos publicitários. Isso poderá ser épico, nostálgico e único. Que a Nike capriche!!

As previsões de “De volta para o futuro 2″ 

de-volta-para-o-futuro-2-previsoes

Lançado em 1989 e considerado uma obra de arte do mundo geek, “De volta para o futuro 2“, que arrecadou mais de US$ 350 milhões de bilheteria no mundo todo, estava além do seu tempo (sem trocadilhos).

Com enredo envolvente e boas sacadas com relação à viagem no tempo (óbvio), o filme hoje se faz ainda mais interessante por conta de seus acertos de previsões das tecnologias futurísticas. Muitos dos gadgets que aparecem na trama acabaram se tornando realidade
Selecionamos cinco previsões que “De volta para o futuro 2 acertou, e que hoje vemos em nosso dia a dia.

5 – Drones 

Criados com fins militares, para não arriscar a vida de soldados em missões muito perigosas, os Drones (veículos aéreos não tripulados) se tornaram a “sensação do momento”, principalmente no meio jornalístico. Muitos veículos de comunicação vêm utilizando aparelhos que funcionam a partir de um controle remoto para fazer transmissões de notícias em tempo real e lugares onde não há fácil acesso de uma equipe. 
drones-do-futuro

No filme, uma espécie de Drone foi utilizado pelo jornal americano USA TODAY no momento exato da prisão da gangue do Griff Tennen. Uma escrita que aparece ao lado do nome do jornal, chama a atenção: “Always there first”, que seria algo como “Sempre em primeiro” –  o que hoje é uma das coisas que vemos muito no meio jornalístico: “quem dará a noticia primeiro”.

4 – Google Glass

Com certeza, um dos gadgets que mais se ouve falar atualmente, o Google Glass não poderia ficar de fora desta lista. Em uma das cenas do “De volta para o futuro 2“, durante um jantar, os filhos de Marty e Jeniffer , aparecem à mesa usando um tipo de óculos que aparenta ser tecnológico o suficiente para ser comparado ao Glass.

de-volta-para-o-futuro-tecnologia

3 – Tablets e Smartphones

tablet-futuro

Duas das coisas que mais se tornaram comuns hoje fizeram parte, ou melhor, foram previsões em De volta para o futuro 2“. O longa foi lançado em uma época que os computadores domésticos começavam a engatinhar, mas aparelhos semelhantes a tablets e smartphones que conhecemos hoje foram vistos no filme.

2 – Kinect

Essa é para os gamers de plantão: pois quem diria que em plena era dos 8 bits já se previa a existência de videogames com sensor de movimento, assim como o Kinect, do Xbox.

de-volta-para-o-futuro-previsão

Quando entra na lanchonete ‘Café anos 80’, Marty McFly encontra um fliperama com o jogo ‘Pistoleiro Selvagem’. Os garotos que ligaram a maquina para jogar não sabiam como era seu funcionamento e então Marty mostra sua pontaria. O que prova a previsão sobre o Kinect é a frase que um dos garotos diz depois para o protagonista. “Quer dizer que você tem que usar as mãos?”.

1 – TVs de tela plana

Para a época de lançamento do filme, os maiores televisores eram praticamente do tamanho de estantes. Mas o longa mostra o futuro com TVs de tela plana, semelhantes às de Led, LCD ou Plasma que temos em nossas casas hoje em dia.

previsao-do-filme-de-volta-para-o-futuro

Essas são somente algumas previsões que “De volta para o futuro 2” acertou. Há outras que apenas, digamos, ficaram no filme e não passam de utopias. Mas há também as que ainda poderemos ver por aí, como é o caso do Nike Air Mag, o tênis de cadarço automático usado por Marty McFLy.

Autor

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here