MENU

Os jogos de plataforma 2D estão de volta

Mike Tyson joga Punch Out pela primeira vez

Mike Tyson joga Punch Out pela primeira vez

As curiosidades por trás do Mortal Kombat

curiosidades-do-mortal-kombat

Com certeza quando se fala em game de luta logo vem a cabeça o Mortal Kombat. Até pudera, já que a franquia é uma das de maior sucesso da história, tanto é que ganhou algumas versões para o cinema e para seriados de televisão. Bom, mas não estamos aqui para falar deles. Em meio a toda essa fama existem coisas sobre o jogo que muitos fãs não sabem [até agora] e por isso elaboramos uma lista com algumas curiosidades do Mortal Kombat. Confira:

Mortal Kombat | Toasty

Para começar a lista nada melhor do que o “ícone” mais intrigante da série, o famoso Toasty, aquele carinha que aparece do nada durante a luta e que se tornou uma das maiores curiosidades do Mortal Kombat.

mortal-kombat-2-curiosidades
Bem, o tal figura apareceu no jogo a partir de Mortal Kombat II e logo todos os gamers tentaram adivinhar o que ele falava [cookie, woopi, blablabla…]. A real história é que não passa apenas de uma piada [interna] dos criadores do jogo.  Fato é que, Ed Boon e Dan Forden (produtor) estavam jogando um game de futebol americano, e Dan soltou a pérola: “You’re toast!” – você está frito! – Só que a voz dele deu uma desafinada e saiu o “toasty”. Aí a frase “i predict  toasty” virou uma piada de amigos e veio a ser usada na franquia. Tá mas quem é o carinha que aparece?. Bem, ele não é ninguém menos do que Dan Forden. O personagem aparece toda vez que você dá uma sequência de golpes e continua na série até hoje [mais velho e em alta definição é claro].

A origem do Mortal Kombat

mortal-kombat-van-damme

Inicialmente Mortal Kombat seria um jogo baseado em Jean-Claude Van Damme, que daria vida ao personagem Johnny Cage. Como o game seria feito através de captura de movimentos, por questões de horários e compromissos do ator a ideia não vingou.

Aproveitando os personagens que já tinham sido criados, eles adaptaram o jogo e Liu Kang [clone de Bruce Lee, diga-se de passagem] acabou se tornando o personagem principal da série, e o Mortal Kombat que conhecemos hoje estava feito. Mas Cage não foi descartado e continuou inspirado no ator belga. A roupa usada por ele são as mesmas do filme “O Grande Dragão Branco”.

Ironicamente, Van Damme foi o ator principal do filme Street Fighter, concorrente direto do Mortal Kombat. Ah, e o MK quase se chamou “Kumite”, “Dragon Attack”, “Deathblow” e até mesmo “Fatality”.

Mortal Kombat | Selo ESRB

mortal-kombat-esrb

Quando Mortal Kombat chegou aos fliperamas veio com muito sangue e violência, mas ao ser adaptado para o Megadrive e Super Nintendo não continha absolutamente sangue algum e os golpes foram alterados para ficarem menos violentos. Apenas com um código era possível habilitá-lo novamente. Tá, mas isso todo mundo sabe. Porém, o que muitos desconhecem é que foi graças ao MK que o selo ESRB (Entertainment Software Rafting Board) foi criado, com o intuito de classificar os games como seguros para as crianças, adolescentes ou se somente adultos devem jogar.  Ou seja, o selo ESRB é a indicação de faixa etária do mundo dos games.

Curiosidades sobre os personagens

curiosidades-mortal-kombat

Como já dissemos, Mortal kombat foi feito com a técnica de captura de movimentos, com os atores fazendo os movimentos fantasiados para o máximo de perfeição. Mas sabem como alguns surgiram? Bem existem algumas curiosidades [ah é? Se tá aqui lógico que é curiosidade].

Rayden: o deus do trovão é inspirado em um dos personagens do filme “Os aventureiros do bairro proibido
Baraka: no inicio, Baraka tinha um visual mais “humano”, só que passou por algumas modificações para ficar parecido com o famoso vampiro Nosferatu
Liu kang: ao olhar o personagem não há como não notar a semelhança com Bruce Lee. Outra coisa, reza a lenda que Liu tem a faixa na cabeça para imitar o Ryu de Street Fighter.
Johny Cage: no papel, Cage teria uma marca em sua calça, porém esse projeto foi cancelado. Mas por um descuido dos produtores, na versão de fliperama, quando Shang Tsung dá o Fatality no Johny Cage a marca está lá.
Reptile: este sim foi criado sem nenhuma razão específica. Simplesmente Ed Boon numa bela tarde resolveu criar um personagem e sem inspiração apenas juntou as cores do Scorpion e do Sub Zero [amarelo + azul = verde].
Ermac: o personagem que veio de um erro.  Um bug na programação fazia com que o Scorpion ficasse vermelho e a partir daí resolveram dar vida a ele. E o nome veio a calhar: ERrror MACro.

Noob Saibot: o nome deste figura nada mais é que a junção dos sobrenomes dos dois criadores do Mortal Kombat.  Basta ler ao contrário e você verá que aparece “Tobias Boon” –  Ed Boon e John Tobias.

Easter Eggs do Mortal Kombat

mortal-kombat-curiosidades

Em informática, um Easter Egg, ou literalmente ovo de páscoa, é qualquer coisa oculta que pode ser encontrada em todo tipo de sistema virtual. Em Mortal Kombat não poderia ser diferente e alguns easter eggs podem ser vistos.  Na fase ‘The Pit’ as pessoas penduradas nos pilares e as cabeças nos pregos são os produtores do jogo, e se você reparar, o trenó do Papai Noel passa ao fundo dessa fase, próximo à lua. Outro easter egg que aparece, mas não é fácil de descobrir, é em Mortal Kombat I: para marcar presença no jogo, John Vogel (produtor) se fantasiou de guarda de Shang Tsung.

[Bônus] O exterminador do futuro em Mortal Kombat

Você não leu errado. Nós não poderíamos deixar de citar esse clássico dentre as curiosidades do Mortal Kombat. Em Shaolin Monks, do PS2, quando Scorpion está afundando na lava ele faz um “joinha”. Pois esse gesto é referência a cena final do filme estrelado por Arnold Schwarzenegger, O Exterminador do Futuro 2.


Comentários
Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>