A verdadeira capa invisível do Harry Potter

Autor

Categoria

Compartilhe

capa-invisivel-do-harry-potter
Boas notícias pra você que sempre quis
uma capa invisível como a do Harry Potter.
Aposto que você, fã do Harry Potter, sempre sonhou em ter uma capa da invisibilidade como a que o personagem usa. Boas notícias! Pesquisadores da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, já conseguiram deixar um cilindro de 18 centímetros imperceptível. 
A capa é maleável e ultrafina. Feita de fios de cobre arranjados em formato de rede – com fitas verticais e circulares – e afixados em um filme de policarbonato de 100 micrômetros, o equivalente a um décimo de milímetro. A espessura pode ser comparada a de um fio de cabelo. 

Durante os testes, foram instalados sensores em todos os lados do cilindro. No espectro de micro-ondas, na frequência de 3,6 Gigahertz, sua presença ficou imperceptível. Isso porque o novo método preza por anular a reflexão dos raios para o observador – e não desviar, como era feito anteriormente. Ou seja, as ondas refletidas pelo próprio manto cancelam as ondas refletidas pelo objeto coberto. Com isso, tem-se o efeito de transparência.

capa-da-invisibilidade
O manto ficou imperceptível aos sensores.
Por enquanto, isso é visível somente para raios de luz no comprimento das micro-ondas. Com o avanço das pesquisas e da tecnologia, estudiosos afirmam que logo teremos resultados no espectro da luz visível. 
Vai demorar um pouco até a verdadeira capa invisível do Harry Potter chegar ao efeito que vemos no cinema. Atualmente, os dispositivos são capazes de esconder apenas formas geométricas. Mas, o processo está em evolução e com o formato mais flexível, as expectativas são que, logo, grande número de objetos assimétricos já possam ficar imperceptíveis.
Título original da pesquisa: Demonstration of an ultralow profile cloak for scattering suppression of a finite-length rod in free space.

Autor

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here