MENU
A abertura de Game of Thrones merece o Oscar

A abertura de Game of Thrones merece o Oscar

Árvore genealógica dos games | GoW e Nintendo

A batalha Mortal Kombat vs Street Fighter voltou

mortal-kombat-vs-street-fighter

Jogos de luta sempre foram marcas registradas nos consoles de videogame. E não há maneira de falar em “games de pancadaria” sem lembrar-se dos clássicos Street Fighter e Mortal Kombat – é praticamente impossível. Essa é uma briga que atravessa gerações há mais de 20 anos, desde o fliperama, desenhos animados até no mundo do cinema. E parece que está longe de acabar. Um novo jogo e uma nova atualização foram anunciados essa semana.

Novos jogos de Mortal Kombat e Street Fighter

Por coincidência, ou não, essa semana foram confirmadas novas versões desses ícones dos jogos de luta. Essa épica batalha Mortal Kombat vs Street Fighter ainda está longe de terminar. A cada título, versão ou seja lá o que for, os fãs ficam com aquele brilho no olhar e com o sentimento “quando sairá o próximo?”.

Mortal Kombat X

Quem não conhece a criação de Ed Boon e John Tobias, o Mortal Kombat, não é mesmo? Bem, Boon revelou por meio de seu twitter, na segunda-feira (2) o título do mais novo game da franquia: “Mortal Kombat X“. E ainda divulgou o primeiro trailer do jogo, que tem lançamento previsto para 2015.

E não pára por ai. Foi revelada também a arte que estampará as caixas do game para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC – todas as plataformas nas quais “Mortal Kombat X” será lançado. O protagonista da arte é ninguém mais, ninguém menos do que Scorpion, um dos personagens mais icônicos da série, ao lado de seu eterno rival Sub-Zero.

mortal-kombat-scorpion

mortal-kombat-x

Mortal Kombat X irá resgatar aquele ar clássico dos fliperamas ao trazer uma função que permite aos jogadores utilizarem diversas versões de cada personagem, mudando seu estilo de luta. Mais detalhes sobre o game devem ser revelados durante a E3 2014, de 10 a 12 de junho, em Los Angeles (EUA).

Ultra Street Fighter IV

ultra-street-fighter-4

Agora, para que a briga ainda fique mais acirrada, também ganhou destaque no inicio da semana o lançamento da mais nova versão de Street Fighter, o “Ultra Street Fighter 4“.  USF 4 é a atualização definitiva da série que já se estende por diversas versões ao longo da franquia.

A Capcom resolveu dar ouvidos aos fãs e fez vários ajustes nos lutadores, na tentativa de deixar as lutas mais emocionantes. Além disso a nova versão de Street Fighter IV traz também novos lutadores: PoisonRolento, Decapre, Hugo e Elena.


Uma grande vantagem é que o jogador pode ter o game completo. Quem já possui Super Street Fighter 4 ou Super Street Fighter 4 Arcade Edition poderá pagar mais barato e comprar apenas a atualização, que vai somar o novo game aos já existentes.

Mortal Kombat vs Street Fighter 

Desde que jogos de luta foram lançados não há como deixar de assimilar os sucessos Street Fighter e Mortal Kombat. Esses dois nomes marcam gerações desde a década de 1980 e essa disputa por mercado ainda vai longe. Cada um tem sua particularidade. Um pode ser melhor na jogabilidade enquanto o outro conquista mais o olhar do jogador. 
fliperama-mortal-kombat-street-fighter

No início das franquias, quando Mortal Kombat e Street Figther rodavam somente em arcade, MK era criticado por se concentrar apenas em golpes especiais, o que afastava o jogador de uma jogabilidade mais completa. Já o SF era rico em sua simplicidade de golpes e combinações, o que cativou os jogadores [quem nunca ‘suspirou’ a cada Hadouken ou Shouryuuken que atire a primeira pedra]. Era praticamente impossível ver algum fliperama ou bar/lanchonete que não possuísse as maquinas. As filas eram eram enormes e cada jogador disputava sua vez para encarnar os lendários Ryu e Ken, Sub Zero e Scorpion

Em particular, Street Fighter pode ser considerado o precursor deste gênero de games, pois foi responsável por trazer para a cultura pop a disseminação dos jogos de luta, mesmo ainda na plataforma 2D.
Mortal Kombat  garantiu seu espaço no rol dos games, por trazer o bom e velho conceito de “combate até a morte”, além da emoção ao conseguir realizar o “fatalitty“. O golpe era o delírio do jogador após ouvir a famosa frase “Finish Him” – era, e ainda é demais!.

mortal-kombat-street-fighter-cosplay

Quando os títulos migraram para os consoles, inúmeras versões e crossovers foram feitos. Os personagens da Capcom já enfrentaram até mesmo os heróis da DC Comics. E não há como negar que as franquias têm personagens icônicos que são facilmente reconhecidos em qualquer lugar do mundo – além de serem “prato cheio” para cosplayers.

Desde a década de 1980, Mortal Kombat e Street Fighter  já ultrapassaram a barreira dos games, ganhando as principais plataformas disponíveis, incluindo as adaptações para desenhos animados, filmes e séries de TV.

Comentários
Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>